O Google Earth na Sala de Aula

Foto: Reprodução Internet

Google Earth na Sala de Aula é um projeto em plataforma digital que utiliza a plataforma Google Earth voltado para  a educação. Muito interessante e representativo dentro da difusão do conhecimento. Para o profissional em Cartografia é fácil citar as inúmeras vantagens que a plataforma Google Earth pode oferecer em sala de aula. Primeiramente porque existe certo consenso entre os profissionais em Geotecnologias que a ferramenta SIG/GIS (Sistema de Informação Geográfica) de mais fácil manuseio operacional é o próprio  Google Earth. Um software SIG de inúmeras possibilidades para a aquisição de dados espaciais. Uma ferramenta de tamanha relevância seja para a Geografia/Cartografia até a Engenharia está disponível gratuitamente, inclusive na versão profissional o Google Eath Pro.

O projeto “Google Earth na Sala de Aula”  foi idealizado por Luís Correia Antunes no ano de 2013 e disponibiliza ficheiros que são arquivos vetoriais na extensão KML/KMZ Google Earth, voltados para a Educação, Engenharia, Defesa Civil, Turismo entre outros. São ficheiros com dados dos Censos Demográficos no Brasil até dados climáticos em escala global. Vale o clique no canal do youtube. Uma outra parte relevante em seu projeto é a possibilidade de trabalhar de maneira colaborativa entre pessoas e entusiastas da iniciativa.

Uma ferramenta dessa relevância técnica e de simples manuseio e acesso seja por PC ou aplicativos móveis conectados a internet.  Faz do Google Earth na Sala de Aula um recurso didático e prático para diversas aplicações do ensino da Geografia, Biologia, Sociologia, Antropologia, Turismo, Engenharia, Topografia entre outras. Uma iniciativa solidificada atravessou o Oceano Atlântico reconhecida em solo europeu pela comunidade cientifica de Portugal; Disponibiliza informações de importância cientifica pela a internet gratuitamente. Quem tiver interesse em conhecer o projeto na íntegra do Google Earth na Sala de Aula clique aqui.

Particularmente acredito que o Google Earth na Sala de Aula exemplifica em muito a nossa proposta na blogosfera voltado a educação criativa. Contém os três elementos que acredito ser a construção do saber nos tempos atuais: a acessibilidade, a interatividade, e a confiabilidade da informação. Uma ferramenta de informação  geográfica de alcance global a inteira disposição da comunidade técnica-cientifica.

Eu mesmo por meio de um trabalho, tive a oportunidade em trabalhar em um vídeo (abaixo) piloto produzido em meados de 2014 voltado para a introdução de ferramentas tecnológicas na escola. Desenvolvi esse vídeo inspirado no projeto Google Earth na Sala de Aula que ilustra facilmente a aplicação dos ficheiro kml/kmz devidamente preparados em ambiente GIS/SIG para plataforma Google Earth.

Os ficheiros utilizados no vídeo acima continuam a inteira disponibilidade da comunidade para aplicação em ambiente escolar. Já recebi dezenas de Feedback’s quanto a aplicação em sala de aula, em muitos casos comentários construtivos e propositivos. Esses ficheiros estão a inteira disposição através do facebook.

Sou um defensor do uso da geotecnologias para a educação, e nada mais representativo e didático que o Google Earth aplicado em sala de aula.

Compartilhe conhecimento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.