O que é uma Bacia Hidrográfica?

O conceito de bacia hidrográfica, por Barrella (2001) traz a rede de drenagem como um conjunto de terras drenadas por um rio e seus afluentes, formada nas regiões mais altas do relevo por divisores de água, onde as águas das chuvas, ou escoam superficialmente formando os riachos e rios, ou infiltram no solo para a formação de nascentes e do lençol freático.

O Novo Dicionário Geológico-Geomorfológico acrescenta: O conceito de Bacia Hidrográfica deve incluir também uma noção de dinamismo, por causa das modificações que ocorrem nas linhas divisoras de água sob o efeito dos agentes erosivos, alargando ou diminuindo a área da bacia. Além do mais a bacia hidrográfica pode ser principal, secundária e mesmo terciária, segundo certos autores, quando constituída de cursos de água de menor importância, isto é, os subafluentes geralmente. Podem ser ainda, litorâneas e centrais ou interiores.

Em mapas, as representações cartográficas para bacias hidrográficas são: ponto (nascente), linhas (rios), polígonos (limite da bacia). Ainda com auxílio do geoprocessamento, instrumentos de campo e metodologias adequadas é possível representar mapas mais relevantes para estudos sócio ambientais, como: mapa de vazão da bacia, hierarquização da bacia hidrográfica (mapa), entre outros exemplos.

Hierarquização da Bacia Hidrográfica do córrego do Riachinho em Santana do Riacho, MG, Segundo metodologia de Strhaler.

Hierarquização de Bacias Hidrográficas, segundo metodologia de Strhaler:

O método de classificação (hierarquia) de Strahler (1964), onde os menores canais sem tributários são considerados de primeira ordem; os canais de segunda ordem surgem da confluência de dois canais de primeira ordem, e só recebem afluentes de primeira ordem; os canais de terceira ordem surgem da confluência de dois canais de segunda ordem, podendo receber afluentes de segunda e primeira ordens; os canais de quarta ordem surgem da confluência decanais de terceira ordem, podendo receber tributários de ordens inferiores, assim sucessivamente.

Compartilhe Conhecimento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.